O Fogo de Chão nasceu em 1982 com a reunião de 5 amigos que gostavam de cavalos, música e chimarrão. Eram Ingo Greuel, Vitor Anderle, Tito José Farias, Neri José Marchezan e Sérgio Fernando Hess de Souza.

As primeiras reuniões aconteceram só para cavalgadas pelas redondezas de Blumenau e que depois se estenderam para outras regiões, algumas bem distantes. Em decorrência destas andanças a cavalo, surgiu a idéia da realização da festa, sendo que a primeira aconteceu nos dias, 25 e 26 de junho de 1983, tendo por local o Paraíso dos Pôneis, que resultou num grande sucesso, apesar das fortes chuvas que caíram durante o evento (véspera da grande enchente de 1983).

Para realização da festa, necessário que o Fogo de Chão se transformasse em CTG, o que aconteceu em 1983, a fim de que tivéssemos o apoio dos movimentos tradicionalistas.

A partir de então a festa aconteceu todos os anos, com a reunião de muitos amigos, todos aficcionados dos cavalos.

A primeira sede do CTG Fogo de Chão estava situada às margens da BR- 470, em frente à empresa Dudalina. Em 1990 foi adquirido o terreno e construído imóvel onde hoje se encontra a sede do CTG, sendo iniciada a construção quando era Patrão o companheiro Vitor Anderle. Em 1997 foi edificado o anexo da sede principal onde, semanalmente se encontram os associados.

Até a presente data ocuparam o cargo de patrão do CTG os associados Vitor Anderle, Alencar Farias e Sérgio Fernando Hess de Souza.

Atualmente 70 associados engrandecem o nosso Centro de Tradições Gaúchas. Etmologicamente, o termo Gaúcho vem a ser o peão de estância, o habitante do campo, o interiorano, descendentes, na maiorias das vezes de índios, portugueses e espanhóis.

Para nós do Fogo de Chão, "GAÚCHO" significa liberdade, amor à natureza, ao cavalo, à música, à justiça que cultivamos em nossos encontros, ao som de músicas e degustação de deliciosos pratos.

 

 

Festa do Cavalo

Blumenau - SC
Rua Itapiranga nº 380
CEP 89036-130
Fone/fax 47 329-0200